domingo, 13 de novembro de 2011

Meth-O mundo dos viciados em metanfetamina.

A luta contra as drogas tem que ser feita por diferentes ângulos e não existe maneira fácil de acabar com o problema. Combate ao tráfico, políticas sociais e de saúde para lidar com viciados, além da educação familiar são apenas algumas maneiras de se abordar este tema.
comercial antidrogas aquele cara
Propagandas na TV, em jornais, revistas e na net tentam a todo tempo alertar as pessoas para o risco da “primeira vez”. Aquela experimentada que pode não ter volta. Aqui no Brasil uma droga altamente viciante que está tomando conta das ruas é o crack, nos EUA o problema é a metanfetamina.
comercial antidrogas antes e depois
Trata-se de uma droga que age principalmente no sistema nervoso central e periférico. Seus efeitos são descritos como aumento da euforia, do estado de alerta, apetite sexual e da auto-estima. Com o tempo, manifesta um grande potencial de dependência e a sua utilização crônica pode conduzir ao aparecimento de comportamentos psicóticos e violentos, em consequência dos danos que pode causar ao sistema nervoso central.
Outro pequeno detalhe da metanfetamina é que com o tempo seu corpo cria tolerância à droga, ou seja, o prazer que proporciona desaparece mesmo antes dos seus níveis plasmáticos diminuírem significativamente e com isso a necessidade aumenta cada vez mais.
Para tentar combater o problema foi criado o Meth Project Foundation, que pretende responder perguntas gerais sobre o consumo e os efeitos da droga, além de tentar alertar as pessoas sobre os riscos de se iniciar neste caminho. O projeto criou alguns comerciais muito impactantes, sendo que os  dois primeiros vídeos deste post foram dirigidos pelo indicado ao Oscar Darren Aronofsky (Cisne Negro).
O diretor já tem experiência no assunto, tendo feito um filme sobre o vício em drogas, Réquiem para um Sonho. Totalmente recomendado para qualquer um que queira se aprofundar no assunto.











Acredito que o impacto desses vídeos seja a melhor maneira de se encarar o problema e tentar evitar que jovens se aventurem a tentar a droga pela primeira vez. Se quiser ver todos os comerciais (que se encontram inclusive disponíveis para Download) clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário